O projeto Maria Casemira foi desenvolvido para educar, treinar, contratar e assim desenvolver mulheres no bairro Pedreira em Itabira, através da produção de fraldas, absorventes e moda criativa na própria comunidade através de:
A Pedreira é um bairro afastado da região central da Cidade, logo o deslocamento para o trabalho dificulta o tempo de qualidade das mulheres que são mães com suas crianças, isso faz com que elas optem por não trabalhar. Muitas, não tendo essa opção, saem para trabalhar e deixam seus filhos com familiares ou amigos. Com isso os pais não conseguem dar o suporte necessário para uma boa educação. O Município já tem a visão de ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda (via trabalho assalariado, microempreendedorismo individual e empreendedorismo econômico solidário) sem deixar sua população residente para trás, especialmente os trabalhadores com risco de serem desligados da mineração, a população socialmente vulnerável, os desempregados de longa duração, os jovens e as mulheres – que possuem uma baixa inserção no mercado de trabalho na realidade do município. O trabalho feminino, no lar, não possui reconhecimento, valorização ou remuneração justa, esse trabalho é invisibilizado e passa despercebido, embora desempenhe um papel fundamental no bem-estar de indivíduos e comunidades.Pensando nisso, o Projeto Maria Casemira foi escrito com o objetivo principal de aumentar as vagas de emprego para mulheres na comunidade, levando em conta que elas são as que têm uma carga horária mais pesada no dia a dia, por isso as vagas foram criadas mais vaga com carga horário menor, para que elas tenham mais qualidade de vida e tempo para a família.
O trabalho realizado em um ano foi de grande relevância para o bairro, pois gerou emprego direto para 15 mulheres e indireto para aproximadamente 60 pessoas, gerando renda, qualificação, acesso à capacitação de qualidade (parceria com Senac), treinamentos diretos, workshop, qualidade de vida (flexibilidade no trabalho, (próximo à residência, em frente à creche). Na perspectiva das contratadas, a instalação da fábrica Maria Casemira no bairro apresentou novo olhar do Itabirano para a comunidade. Elas sentem que a comunidade está sendo vista e reconhecida pela sociedade.
O PEM tem como propósito contribuir para o desenvolvimento da economia de Itabira, apoiando e fortalecendo o empreendedorismo feminino com responsabilidade social e sustentável!
Temos uma fabrica chamada Maria Casemira que produz fraldas infantis e geriátricas e absorventes; esse é um projeto executado pelo PEM em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira (termo de fomento 099/2022).